About

Prazer, me chamo Matheus Papp.

Sou Psicanalista. Formado pelo Instituto Latino-Americano de Psicanálise
Contemporânea (ILPC); formando do Fórum do Campo Lacaniano SP; terapeuta no Instituto
Casa do Todos; Estudante de Psicologia pela PUC-SP; escritor sinthomático e ilustrador.

Estudo psicanálise já fazem cinco anos, comecei quando tinha 17 anos e nunca mais parei. Pode-se dizer que ela salvou minha vida, fui atravessado por ela e não consigo me vez fazendo outra coisa da vida a não ser praticar a função de analista. Cheguei ao apogeu da angústia, estive cara-a-cara com o real. Saí dessa experiência com um sinthoma, o que tem de mais irredutível e único sobre mim. Ainda não o integrei por completo, mas sei que estou no caminho certo.

É impossível definir a causa do desejo, só posso transformá-la em ato. Faço isso todos os dias escolhendo a psicanálise.

O objetivo deste site seria compartilhar um pouco do que eu tirei dos meus estudos, fazer o conhecimento circular, abrir espaço para a dúvida e, quem sabe, construir conceitos novos. Os artigos aqui são fruto de muito esforço para (in)compreender os ensinos de Lacan, tentei escrever cada um da forma mais clara possível, lutando contra o intelectualismo que permeia essa escola, mas também sem ser simplista.

Espero que o leitor saia daqui com uma sede por mais, com mais dúvidas do que entrou, com hipóteses novas e especulações mirabolantes. Lacan não é passível de completude, ele é a própria falta que permite desejar mais e mais. Boa leitura.

%d bloggers like this: